terça-feira, 6 de maio de 2014

Festas Tradicionais

As tradições populares refletem a identidade de uma nação. O Brasil, por ser um país multicultural, reúne muitas dessas tradições, que se tornam atrações do calendário.No brasil encontra-se diferentes manifestações culturais realizadas como festividades.

 Bumba meu boi : A dança folclórica do bumba meu boi é um dos traços culturais marcantes na cultura brasileira, principalmente na região Nordeste. A dança surgiu no século XVIII, como uma forma de crítica à situação social dos negros e índios. O bumba meu boi combina elementos de comédia, drama, sátira e tragédia, tentando demonstrar a fragilidade do homem e a força bruta de um boi.
Círio de Nazaré: Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus.

Festival de Parintins; Considerado uma das maiores festas regionais do país, o Festival de Parintins não acontece durante o carnaval, mas pode ser comparada às grandes manifestações carnavalescas que acontecem pelo Brasil, por sua importância e grandiosidade. Presente no calendário oficial de eventos de ou Parintins desde 1965, o evento se repete todo mês de junho. O nome do festival é originário do lugar onde ela acontece, a Ilha de Parintins, a 420 quilômetros de Manaus.
Durante o festival é representada uma rivalidade quase centenária entre dois grupos que encenavam nas ruas de Parintins o folclore do boi-bumbá, uma variação do bumba-meu-boi nordestino.


Festa do Peão de Boiadeiros: A vocação pecuária brasileira também marca hábitos, artes e festas em regiões peculiares. Uma forte expressão nacional caracteriza os festivais do gênero, que movimentam boa parte do país. Tais festas ganharam tamanha originalidade que se tornaram famosas no mundo todo. Tanto que algumas delas viraram uma espécie de "marca brasileira". O interior de São Paulo, especialmente, é palco de muitas dessas festividades. E a mais famosa dentre elas é a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. 


São João: Com a fogueira queimando, o chapéu de palha e o forró ganham destaque. As festividades juninas acontecem em todo o país e colorem diversas regiões com as bandeiras, balões e vestimentas típicas. Entretanto, é no Nordeste que o São João ganha destaque por sua extensão, pelo envolvimento popular e pela realização dos maiores festivais do Brasil. O ciclo junino é “de natureza agrária e pagã, incorporado à tradição religiosa”, segundo define o tesouro da cultura barsileira. Durante esse período, santos católicos são homenageados e também é comemorado o tempo de colheita do milho.




È isso ai galera.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário