Veremos agora um pouco sobre algumas danças mais influentes no Brasil:
Danças folclóricas:
Entre as danças folclóricas temos o Samba de Roda (caracterizado por elementos da cultura afro-brasileira), Maracatu ( dança com mistura de elementos culturais afro-brasileiros, indígenas e europeus e com forte característica religiosa), Baião (a dança ocorre em pares com movimentos parecidos com o do forró, típica da região nordeste), Catira (ligada à cultura caipira, é típica da região interior dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás e Mato Grosso)e as Danças Indígenas (segundo estudiosos a dança é para os índios uma das maiores, se não a maior expressão de espiritualidade). Porém, as mais conhecidas são o Frevo (mais comum no carnaval de Pernambuco) , a Quadrilha (dança típica da época de festa junina) e o Samba (como dança, tem suas origens possivelmente em Angola e no Congo e foi trazida para o Brasil pelos escravos destas regiões).
Até agora só havia falado sobre danças típicas do Brasil, agora mostrarei algumas que não se originaram no Brasil mas que se encontram bastante presentes em nossa cultura.
Hip Hop:
É um gênero musical, com uma subcultura iniciada durante a década de 1970, nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas
e afro-americanas da cidade de Nova Iorque.
O berço do hip hop brasileiro é São Paulo, porém, atualmente, existem diversos grupos
que representam a cultura hip hop no país.
Ballet e Jazz:
Balé (do francês Ballet) é o nome dado a um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto. O balé é um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. Este gênero de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática.
![](http://1.bp.blogspot.com/-SivyE1gcC8g/U2PY3L41hxI/AAAAAAAAADw/q4ny8jAlAHg/s1600/jazz.jpg)
Não posso deixar de mencionar algumas danças que surgiram a menos tempo, mas que são parte de uma cultura brasileira :
Axé:
O Axé, é um gênero musical surgido no estado da Bahia na década de 1980 durante as manifestações populares do Carnaval de Salvador, misturando o frevo pernambucano, ritmos afro-brasileiros, reggae, merengue, forró, maracatu e outros ritmos afro-latino.
A palavra "axé" é uma saudação religiosa usada no candomblé e na umbanda, que significa energia positiva. É uma música dançante com aspirações internacionais.
Funk:
O funk carioca é um estilo musical oriundo das favelas do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Apesar do nome, é diferente do funk originário dos Estados Unidos. Isso ocorreu pois, a partir dos anos 1970, começaram a ser realizados bailes black, soul, shaft e funk no Rio de Janeiro. Com o tempo, os DJs foram buscando outros ritmos de música negra, mas o nome original permaneceu. O funk carioca tem uma influência direta do miami bass e do freestyle.
O funk carioca, mais ligado ao público jovem, tornou-se um dos maiores fenômenos de massa do Brasil. De 2000 a 2014, o Funk Carioca modificou-se, libertando-se dos traços de sua origem, e passou a ter uma característica própria. Tornou-se popularmente conhecido em todo o Brasil e no exterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário