quarta-feira, 7 de maio de 2014

Diversidade Cultural No Contexto Geral

             A cultura representa os costumes, tradições e crenças de um povo ou sociedade, sendo certo que a diversidade cultural consiste nas diferenças que eles se apresentam de região para região ou de país para
país.
             No Brasil, alguns fatores favorecem e são determinantes para a ocorrência da enorme e rica diversidade de culturas. Alguns deles são: sua enorme extensão territorial, diferenças sociais, econômicas, climáticas, raciais, entre outras.
             As representações culturais, no Brasil, apresentam diferentes peculiaridades na culinária, vestuário, danças típicas, artesanato, manifestações religiosas, entre tantas outras.
             Algumas manifestações culturais típicas da Região Nordeste são o frevo, o carnaval, a festa de Iemanjá, o acarajé, tapioca, etc.
             No Sudeste, a festa dos santos padreiros, Folia de Reis, o famoso pão-de-queijo, feijoada e outros.
             Na Região Sul, por sua vez, predominam a Festa da Uva, Dança das Fitas, o chimarrão, o Barreado, etc.
             No Norte, encontramos o Festival de Parintins, o Círio de Nazaré, o Tucupi, o Tacacá, entre outros.
             Por fim, na Região Centro-Oeste, a Cavalhada, o Fogaréu, o arroz com pequi e o arroz carreteiro também são exemplos de representações culturais.
             Na verdade, essas manifestações culturais nada mais são do que a identidade de um povo. Por isso, a importância de ser preservada, lembrada e passada de geração para geração, para que a história de seus ancestrais seja conhecida, compreendida e valorizada.
             Afinal, um povo sem cultura é um povo sem memória e um povo sem memória não é NADA!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário